Tendências em Jeans, Denim e Brim
Vicunha Têxtil

PLUS SIZE: Jeanswear aposta no segmento

17 de Janeiro de 2017

#galeria#

O crescimento do mercado plus size nos últimos anos causou uma reviravolta no mundo da moda. Grandes varejistas expandiram seu portfolio, garantindo que esses consumidores fossem não só bem atendidos em quantidade, mas também em qualidade. Por sua versatilidade, o jeanswear abraçou essa demanda.

Segundo dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o mercado plus size cresce 6% anualmente e movimenta cerca de R$ 5 bilhões. Esse percentual corresponde a cerca de 300 lojas físicas e aproximadamente 60 virtuais. A expectativa, segundo a associação, é de um crescimento de pelo menos 10% ao ano.

Pensando nesse cenário, as marcas começaram a embarcar em campanhas específicas. A Forever 21, referência no varejo de vestuário, criou coleções específicas para esse público, saindo à frente entre as grandes magazines com a versão ‘Plus’. Cheia de peças em jeans, uma preocupação clara da marca era levar o estilo consagrado da loja para essa coleção.

Há algum tempo a ModCloth também vem inserindo em seu mix peças dedicadas ao público plus size. A marca se firmou como referência em ‘moda democrática’ quando lançou uma campanha em que os modelos eram os próprios funcionários. O grande diferencial da varejista é que as peças em tamanhos maiores fazem parte da coleção comum, sem um label específico. No jeanswear, eles comercializam peças até quatro vezes maiores que as concorrentes.

As passarelas também reforçaram nas últimas semanas de moda que a tendência não tem volta. Desfiles importantes na SPFW levaram modelos de todos os números para seus lançamentos. Ashley Graham, um dos ícones do segmento, desfilou na concorrida NYFW, afirmando o potencial desse público no meio fashion.