Tendências em Jeans, Denim e Brim
Vicunha Têxtil

VINTAGE MODERNO - Novas releituras expandem o universo retrô no denim

12 de Julho de 2016

Jeans com visual desgastado e modelos com cintura alta e bocas de sino ganharam as ruas nas últimas temporadas. Se você é adepto, pode comemorar. As tendências para as próximas estações afirmam: o vintage denim veio para ficar. É o desejo de resgatar algumas referências do passado e a valorização da essência do denim que influenciam o jeanswear das novas coleções.

Os efeitos vintage que ganham as passarelas e o streetwear são inspirados no desgaste que o material sofria na sua origem, em meados do século 19, quando era usado exclusivamente por mineradores como uniforme de trabalho. Esses detalhes são reproduzidos em lavanderias industriais, que recriam a estética originada pelas marcas do tempo com diferentes técnicas e processos.

Sucesso de outras décadas, shapes como o mom jeans e a calça flare retornam e se unem a modelos mais atuais, como a boyfriend e a famosa skinny, provando serem apostas cada vez mais atemporais. O vintage recriado com ares modernos é elemento de destaque em diversas tendências apontadas pela Vicunha Têxtil para o Inverno17.

O novo vintage

Entre as quatro macrotendências identificadas para o Inverno 17 pela Vicunha Têxtil, o vintage denim aparece em diversos momentos. Em Discovery of the wild é possível observar a união dessa estética a motivos decorativos com elementos folclóricos, inspirados na cultura do nativo americano.

O visual do jeans traz superfícies que citam alusão às impressões originadas pelo movimento e explora rasgos, puídos e patches que aparecem em pequenas e em grandes dimensões. Marcações de costura e efeitos 3D são essenciais assim como desbotados, elaborados por stone wash, e manchados feitos com dirty, ice foam e used. O mood destroyed é incrementado com adornos alegres e exóticos. Inspirados na estética de trabalhos artesanais, termocolantes, bordados e franjas carregam referências do folclore indígena.

Na tendência The Dreamers, a inspiração vintage se apresenta em referências de décadas passadas e traz um visual preppy e jovem. A estética une romantismo e delicadeza, trazendo uma abordagem extremamente sofisticada com toque retrô-chic.

Todas as intensidades de cor do blue jeans são valorizados, do visual raw até as criações que exploram efeitos de lavanderia e revelam desde tons médios até os mais claros com processos como stone wash, sky bleach e délavé. Bordados excêntricos em pedras multicoloridas de diversos tamanhos e enfeites com formas inspiradas na natureza realçam o espírito fun e supercool do mood

 “O jeans é um tecido extremamente democrático! Temos observado que o resgate de referências antigas é cada vez mais presente nas tendências apontadas para o segmento. Com nota rústica, ele reafirma o caráter expressivo e autêntico da moda, quebrando paradigmas de tempo e idade”, explica Lorena Botti, cool hunter da Vicunha.

Denim autêntico

Dentro desse contexto, a Vicunha Têxtil indica tecidos como Grover, da linha Essential, 100% algodão, celebrando o look tradicional do denim. Com duplo tingimento puro índigo, o tecido apresenta tonalidade azul intensa, lembrando o jeans clássico com poucas lavagens, e pode ser trabalhado com processos mais agressivos em lavanderia, ganhando um visual desgastado. Para criações mais ousadas, o autêntico denim premium Bruce, também 100% algodão, é capaz de gerar efeitos de lavagem com alto contraste em costuras, lixados e bigodes, além de permitir todos os tipos de processos manuais como puídos, rebolos e rasgos, que se encaixam perfeitamente na tendência do vintage